Melhores Cursos e Treinamentos para Você Construtor!

Quero Saber Mais!

Como Abrir uma Empresa de Construção Civil do Zero: Passo a Passo

Tempo de leitura: 14 min

Escrito por Lidiane Mendes

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

É um profissional Empreendedor do ramo do construtivo e deseja ser o dono do seu negócio, seja escritório ou empresa? Então leia este artigo e saiba como abrir uma empresa de construção civil passo a passo do zero.

como-abrir-uma-empresa-de-construcao-civil-do-zero-passo-a-passo 

O primeiro e mais importante fator para quem deseja empreender no ramo da construção civil e ser dono do seu próprio escritório ou empresa, é buscar a construção de uma nova mentalidade. 

Criar uma mentalidade  empreendedora para atuar de forma correta no decorrer dos trâmites da abertura da sua empresa, é ter a ciência que você deverá gerir os processos, gestão e organização adequadamente para dar início a criação do seu negócio. 

Dessa forma, se você é um Arquiteto, Engenheiro, recém formado ou um profissional da área da construção civil atuante no ramo ou não, deseja ou sabe que chegou o momento de abrir sua empresa mas não tem ideia de quais são os passos essenciais para a legalização da mesma e posicionamento neste mercado.

Este artigo vai te ajudar na questão de como abrir uma empresa de construção civil passo a passo do zero.

Sendo este artigo totalmente válido para respostas quanto às seguintes perguntas:

 

  • Como abrir uma empresa de construção civil?
  • Como abrir um escritório ou empresa de arquitetura?
  • Como abrir um escritório ou empresa de engenharia? Ou 
  • Como abrir uma construtora?

 

Além de estratégias e dicas de como gerir de forma profissional o relacionamento diário com seus clientes, e impulsionar o seu negócio neste mercado tão vasto e promissor que é o da construção civil.

Vamos lá?

 

1.Como dar Início na Criação de Uma Empresa do Zero? 

Vale lembrar que no início da criação de sua empresa e nos primeiros passos de crescimento da mesma ela precisará cem por cento de você.

Em uma analogia, uma empresa é como se fosse um bebê que depende de sua mãe até que cresça e alcance sua própria  autonomia.

Portanto, realizar tarefas diárias como administrar, fazer a gestão global do setor de vendas, cuidar do setor financeiro,operacional, jurídico entre outras.

São apenas algumas das principais funções que você empreendedor deverá se responsabilizar para que seu negócio se mantenha de pé no mercado pelo menos no início de suas atividades.

O que significa que, você, sendo um profissional que deseja formalizar sua empresa, deverá ser determinado onde visão, coragem e competência são os pilares essenciais para começar a  empreender de forma assertiva. 

 

2.Elabore um Plano de Negócio 

Antes de mais nada, para se dar início ao processo de abertura de uma empresa de construção civil você deverá elaborar um Plano de Negócio. 

Um plano de negócio nada mais é que um documento por escrito que irá conter os registros de todo o planejamento dos objetivos que você deseja atingir com a criação de sua empresa. 

Isso irá te ajudar a ter uma melhor estruturação para análise e definições de tópicos importantes como:

  • Definição do caminho a percorrer para atingir tais objetivos
  • Analisar quais são os possíveis riscos que ameaçam a empresa
  • Pesquisar quais são os principais concorrentes da empresa
  • Avaliar qual é o perfil dos potenciais clientes que a empresa irá atender
  • Definir quais estratégias de marketing devem ser aplicadas na empresa
  • Determinar o planejamento financeiro da empresa

Realizar todo este planejamento antes da formalização do seu negócio irá te ajudar a se precaver de possíveis situações desfavoráveis no decorrer do processo de abertura, além de estruturar melhor e adequadamente tópicos tão importantes que garantirão o posicionamento da mesma no mercado atuante. 

 

Defina seu Público Alvo

Entender quais são as suas habilidades e quais serviços você irá disponibilizar em sua empresa para oferecer aos seus clientes é uma etapa primordial para que você comece a estudar e definir o seu público alvo. 

Definir o público alvo, é decidir para qual frente você vai oferecer seus serviços dentro da área de construção civil. 

Ou seja, você pode prestar serviços para empresas, órgãos públicos, setor privado, pessoas físicas, indústrias etc. 

É preciso ter esta etapa bem definida para assim passar para a próxima e garantir assertividade na escolha do mercado de atuação.

 

Faça uma Pesquisa de Mercado

Tendo definido o plano de negócio e o público alvo com o qual se deseja trabalhar é preciso agora realizar um estudo de mercado. 

Com o estudo de mercado, você será capaz de analisar como vai a realidade do setor no qual pretende empreender.

Sendo capaz de avaliar se há uma procura significativa dos serviços que vai oferecer, quais são as empresas concorrentes em sua região, quantas empresas do mesmo ramo atuam com o que você quer trabalhar, entre outras questões que não se deve ignorar neste momento decisivo.

 

Trace um Plano de Ação

Com o  mapeamento do público alvo e pesquisa de mercado realizadas, agora é a hora de elaborar um bom plano de ação. 

O objetivo do plano de ação é se fazer e buscar soluções para responder a seguinte pergunta:

O que você vai fazer para alcançar tais objetivos traçados para iniciar os trabalhos da sua empresa com sua formalização? 

É ter a ciência e artimanhas de buscar alternativas e estratégicas para o alcance de resultados esperados altamente positivos para o desenvolvimento contínuo da sua empresa. 

Aí sim, com esses passos primordiais bem planejados não tem erro para você iniciar seus trabalhos e prestação de serviços em sua empresa com o pé direito.

 

3.Definir o Nome da Empresa 

Escolher um nome para a sua empresa é uma das etapas mais importantes desse processo quando o assunto é formalizar a abertura da mesma.

Afinal, você não está construindo apenas um negócio, mas também uma marca (branding). 

Por isso, a minha dica é: escolha um nome para sua empresa  que seja profissional mas que tenha seu toque.

Lembre-se: A marca é o carimbo do mercado.

Mas o que vai fazer mesmo o nome da sua empresa, ou seja, fazer ela conhecida e bem sucedida no ramo é o bom trabalho que ela irá oferecer.

Portanto, pense bem e inove em boas e inspiradoras ideias de nome empresarial, porém não perca muito tempo nesta fase para não atrasar as etapas posteriores necessárias para a abertura de sua empresa ou escritório no ramo da  construção civil.

 

4.Definir o Seu Local de Trabalho

Após a escolha do nome da sua empresa, é muito importante também decidir qual será o seu local de trabalho.

Iniciar no modelo home office nos dias de hoje está sendo a melhor das opções quando não há tantos recursos financeiros disponíveis para começar alugando um espaço como uma sala comercial, por exemplo. 

Mas saiba que apesar da vantagem de poder ter seu espaço de trabalho neste regime e de poder registrar sua empresa utilizando seu endereço residencial para cadastro comercial sem maiores problemas.

Esta opção trará como desvantagem a não possibilidade de receber clientes presencialmente, visto que, a maioria dos empreendedores iniciam sua empresa no modelo home office em suas próprias residências.

E para que se consiga fazer o contrário, deverão  preparar este ambiente para tal o que necessitará de mais investimento inicial, podendo se tornar um modelo de local de trabalho inviável pelo custo de adaptação.

Já um outro modelo que depende de um investimento um pouco maior que no modelo home-office é o modelo de trabalho Coworking. 

Você aluga uma estação de trabalho de acordo com as suas necessidades e recebe, também, serviços e facilidades como recepção, internet, estrutura física, como auditório, sala de reuniões e estacionamento.

Este modelo de local de trabalho é super indicado para profissionais liberais, freelancers e empresas que possuem pouco dinheiro para investir e que podem encontrar no coworking a alternativa de ter um espaço físico, sem assumir o compromisso com os custos de um escritório tradicional.

O preço dessa locação, varia de acordo com a capacidade do espaço escolhido, sua utilidade e região onde está localizado, com preços que variam partindo de R$50,00 a hora para aquisição desta solução.

E a última e mais tradicional modalidade para definição consciente do seu local de trabalho é a locação de sala comercial para montar o escritório da sua empresa. 

Esse modelo de local de trabalho funciona até hoje para aqueles que possuem caixa suficiente para iniciar e tem um alto índice de aprovação perante a escolha do local de trabalho e funcionamento da empresa. 

 

>>TORNE-SE UM EMPREENDEDOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL ,CLIQUE AQUI<<

 

5.Abrindo a Empresa 

Bem, com os primeiros passos elaborados e bem definidos, chegou a hora de formalizar a sua empresa com sua abertura e criação do CNPJ,onde após este processo a mesma irá contrair  responsabilidades e compromissos para se manter ativa e viva no mercado de atuação. 

Vamos para os passos dessa etapa:

 

Ter um Capital Social Inicial  

O mercado da Construção civil é um ramo que exige dos profissionais iniciantes pouco investimento.

Podendo se dizer que o essencial é a força de vontade de trabalhar, sim, você terá que trabalhar para ter e aumentar o seu caixa ( capital social).

Portanto, para a abertura formal de sua empresa, você vai precisar trabalhar para ter o caixa ou reservar uma quantia suficiente para manter pelo menos os três primeiros meses do negócio funcionando mesmo que não tenha cliente entrando.

Ou seja,ter um capital social (reserva financeira inicial, caixa) é o valor bruto disponibilizado para abrir a empresa e mantê-la funcionando até que gere lucros.

Não há um valor exato para ser informado no capital social, já que essa quantia poderá variar de acordo com o tipo de atividade exercida pela empresa que o empreendedor pretende abrir. 

 

Contratação de Empresa Contábil

Fazer a contratação de uma empresa de contabilidade  para tratar dos trâmites para a abertura da empresa é a etapa mais importante de sua criação. 

Já que esses profissionais ficarão responsáveis por organizar os documentos necessários para a abertura formal da empresa, além de assessorar todas as rotinas contábeis da mesma.

Como elaborar balanços, demonstrativos de resultados, relatórios de faturamento e balancetes mensais, definição do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), porte da empresa( Micro Empresa, Empresa de Pequeno Porte, Média ou Grande Empresa), tipo da empresa (se tem sócios ou não), regime tributário (simples nacional, lucro real ou lucro presumido),  ramo de atuação,enfim, é fundamental para a boa gestão de seu negócio.

No ato da contratação, o serviço de contabilidade é quem tramita a elaboração dos documentos necessários para abertura da empresa como o contrato social, que contém todas as informações da empresa e cadastro na Junta Comercial do estado em que a empresa será situada.

Além de se encarregar do envio dessas documentações para os órgãos reguladores competentes para o cadastro de CNPJ. 

Para a abertura da empresa com a contratação de um contador, geralmente os custos variam de um a dois salários mínimos (valores para abertura no estado de São Paulo), fora o valor mensal fixo, que deverá ser pago por mês.

Por isso, vale a pena pesquisar bem para encontrar uma boa empresa de contabilidade para assessorar sua empresa, até porque, são eles que ficarão responsáveis por todo o trabalho burocrático e financeiro de seu negócio mensalmente. 

Lembrando que todo o processo descrito anteriormente é para a abertura de empresa na modalidade CNPJ.

Valendo a pena ressaltar que nem toda área de atuação dentro da Construção civil permite abertura de empresa na modalidade MEI( Micro Empreendedor Individual).

Por isso é importante que no ato da contratação dos serviços de contabilidade a retirada de todas as dúvidas envolto a esta questão sejam sanadas.

É importante também, que durante o processo de abertura de sua empresa, você defina o seu Pró Labore, que nada mais é que estipular o salário do sócio que atua na empresa ou do administrador e a abertura de uma conta em um banco exclusivamente para a empresa.

Assim você não cai no conto do vigário de misturar o financeiro de conta de empresarial com conta pessoal.

 

6.Registre Sua Marca 

O registro de marca é um título que assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca em todo o território nacional, ou seja, é o registro, a patenteabilidade do nome e marca da sua empresa. 

Sua concessão se dá mediante pedido depositado junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. 

Esse registro é pago uma única vez sendo necessário a contratação de uma assessoria de empresa específica para este serviço, ficando em torno de 

R $1.500,00 a R$2.000,00. 

A obtenção do registro de marca no primeiro momento da criação da empresa não é obrigatório, porém, mais cedo ou mais tarde você empresário empreendedor deverá o fazer. 

 

7.Alvará de funcionamento

O alvará de funcionamento é um documento que autoriza a empresa a exercer as suas atividades em determinados locais de acordo com as normas estabelecidas. 

Ele é concedido pela Prefeitura ou outro órgão governamental municipal o qual a empresa está inserida e registrada. 

Para sua solicitação serão exigidos a apresentação de documentações como:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças 

Entre outras documentações de acordo com cada cidade ou estado .

Como uma das etapas primordiais para a criação regular de uma empresa , o alvará de funcionamento obtido pelo estado ou prefeitura é apenas uma das licenças que o seu negócio terá a obrigatoriedade de obter.

 

8.Registro no CAU ou CREA

Para o efetivo registro de empresa, a mesma deverá ter um responsável técnico habilitado e registrado, exigido pelo órgão em questão sendo o CAU ( Conselho de Arquitetura e Urbanismo) ou CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) a depender do ramo de atuação da mesma. 

Portanto, se você não é um profissional habilitado em uma das áreas do ramo da Construção civil (Arquiteto(a), Engenheiro(a), Técnico (a) ou Tecnólogo), deverá procurar contratar um desses profissionais para ser o responsável técnico de sua empresa . 

O que irá somar um custo a mais para que você possa abrir sua empresa e trabalhar com regularidade .

 

Como Fazer sua Empresa de Construção Civil Crescer?

Conhecer as técnicas construtivas é um fator primordial obrigatório para o profissional Empreendedor da Construção civil que deseja abrir uma empresa, e você sim tem que mostrar que sabe executar o seu trabalho. 

Porém, não é esse fator que vai fazer seu negócio crescer.

Sem vendas entrando sua empresa não irá crescer, por isso você precisará  divulgá-la 

para atingir resultados satisfatórios.

Elabore um plano de marketing e o coloque em prática mantendo a consistência, apareça e cresça, divulgue desde a anúncios em panfletos, mala-direta e cartões de visitas a postagens nas redes sociais.

Fazer networking, parcerias e permutas, também são excelentes formas de potencial desenvolvimento da sua empresa.

Não esqueça de criar o portfólio dos serviços que oferece, pois além de ser a chave para a captação de novos potenciais clientes trará credibilidade para o seu negócio.

Tenha capricho em tudo o que fizer, lembre-se e tome posse de que tudo o que levar seu nome deve ser excelente pois isso garantirá a reputação da sua empresa. 

 

>>TORNE-SE UM EMPREENDEDOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL ,CLIQUE AQUI<<

 

Gestão Profissional da Empresa de Construção Civil

Para finalizar, trago algumas dicas para você agregar ao passo a passo descrito neste artigo para a abertura de sua empresa e ter sucesso tanto com a gestão profissional do seu negócio, quanto com o relacionamento diário com seus clientes:

 

  • Organize sua empresa; 
  • Invista na melhoria constante do seu negócio;
  • Invista na identidade visual  design;
  • Seja cordial desde o primeiro contato com seu cliente;
  • Seja profissional no momento da apresentação da proposta e fechamento do contrato;
  • Desenvolva suas atividades com competência e cobre isso de seus colaboradores;
  • Tenha e cumpra cronograma; 
  • Cumpra prazos; 
  • Mantenha o seu cliente sempre informado sobre o andamento dos serviços.

 

Considerações Finais

Bem, chegamos ao final deste artigo e tenho a absoluta certeza que com esse passo a passo, você, Empresário Empreendedor pôde elevar sua mentalidade e saber que para se abrir uma empresa dentro do mercado da Construção civil você terá que ter posicionamento, coragem, determinação, visão e acima de tudo competência. 

Desejo uma boa sorte em sua jornada empreendedora rumo ao sucesso, até mais! 

Espero ter ajudado, lembre-se de deixar o seu comentário sobre este conteúdo e nos seguir em nossas redes sociais !

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

error: Este Conteúdo Está Protegido!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.

Ei...! Não Vá Embora! Faça Antes o Download dos Nossos Ebooks Gratuitos!

Ebooks que Irão te Ajudar a Alavancar sua Carreira no Empreendedorismo na Construção Civil

ARQUITETOS

ENGENHEIROS

CONSTRUTORES

EMPREENDEDORES

ÓTIMO😀! Vou Enviar Para SEU WHATSAPP

É SÓ CHAMAR QUE ENVIAREMOS O E-BOOK PARA VOCÊ DE GRAÇA!

Claro, seus dados estão 100% seguros!

ÓTIMO😀! Vou Enviar Para SEU WHATSAPP

É SÓ CHAMAR QUE ENVIAREMOS O E-BOOK PARA VOCÊ DE GRAÇA!

Claro, seus dados estão 100% seguros!