Melhores Cursos e Treinamentos para Você Construtor!

Quero Saber Mais!

Como Empreender na Engenharia Civil: 10 Ideias para Você Iniciar

Tempo de leitura: 13 min

Escrito por Lidiane Mendes

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Quer começar a empreender na Engenharia Civil e não sabe qual área escolher para começar? Então leia este artigo e descubra como empreender na engenharia civil com 10 ideias para você iniciar sua carreira.

como-empreender-na-engenharia-civil-10-ideias-para-voce-iniciar

Iniciar a carreira dentro da Engenharia Civil para muitos recém formados é um verdadeiro martírio. 

Principalmente para aqueles que desejam empreender no ramo e se tornarem os donos do seu próprio negócio.

Sendo muito comum que esses profissionais busquem por áreas que necessitem de um  baixo investimento para começar a empreender do zero.

E dessa forma possam ganhar autoridade no ramo e presença de mercado, unindo e aplicando estratégias para melhoria contínua dos serviços oferecidos aos clientes.

Garantindo o crescimento de seu negócio ou empresa a médio e longo prazo. 

Porém, se você é esse profissional que deseja alcançar esses objetivos e ter sucesso em seu negócio empreendedor.

Antes mesmo da escolha das áreas que você deseja atuar dentro da Engenharia Civil ou qualquer outra dentro do setor construtivo, é extremamente necessário que você faça um estudo, análise e definição dos seguintes parâmetros:  

 

Defina os Serviços que Mais Gosta: 

Tendo em vista que a profissão de Engenharia Civil abrange diversas áreas de atuação, para iniciar no ramo do empreendedorismo no setor é recomendado que você faça a escolha das três áreas que mais gosta e mais tenha afinidade.

Para que inicialmente você possa se especializar em cada uma delas e se posicionar no mercado.

E após o alcance de um sólido posicionamento nessas três áreas, você poderá agregar outros serviços que achar interessante para oferecer aos seus prospectos e clientes. 

 

Defina o Seu Cliente Ideal 

É extremamente importante que você faça a definição do seu público alvo, ou seja, do seu cliente ideal. 

Esse estudo leva em consideração para quais pessoas de fato você irá oferecer os seus serviços.

Pessoas Físicas, Pessoas Jurídicas, construtoras, prefeituras? Toda essa definição deverá ser bem elaborada para que você consiga atingir resultados positivos e significativos. 

Pois para cada público alvo específico os serviços oferecidos agregam características diferentes.

E nem sempre os empreendedores consideram este fator essencial no início do seu negócio.

Levando-o ao fracasso por não saberem fornecer os serviços certos para os clientes corretos. 

 

Faça o Quanto Antes a Validação das Ideias do seu Negócio

Muitos empreendedores iniciantes demoram para fazer a implantação das ideias estratégicas para o crescimento do seu negócio. 

E a dica é: Não espere conseguir tudo de mais perfeito para aplicar  ideias e um plano de ação de crescimento em seu negócio empreendedor. 

Se já possui esse plano bem elaborado , faça o quanto antes as aplicações para a validação das alternativas e avalie as que  mais deram certo e remodele ou readeque todas as outras estratégias que necessitam de melhorias.

Deste modo, você conseguirá  ir aperfeiçoando seu negócio aos poucos dando passos assertivos para o sucesso. 

 

Faça Parcerias 

Firmar parcerias com empresas e profissionais do ramo da Construção civil é uma estratégia indispensável para aplicar em seu negócio.

As parcerias abrangem o leque de oportunidades para a conquista de novas propostas de trabalho para ambos.

Sem falar que esta estratégia passa mais credibilidade ao cliente final, transmitindo para ele uma visão profissional colaborando para a fidelização dos mesmos. 

Procure fazer uma troca de serviços com parceiros de sua região, lojas do setor construtivo e parceiros de mão de obra, esta tática é muito válida. 

Sem falar que com a utilização da internet você também  pode fazer novas parcerias  de outras localidades e utilizar sem medo o benefício da reciprocidade, procurando sempre uma maneira de se ajudarem de uma forma justa e profissional. 

 

Utilize o Marketing a Favor do Seu Negócio

Um Engenheiro Civil empreendedor deverá utilizar o Marketing a favor do seu negócio. 

Fazer investimento na divulgação do seu negócio é algo de relevância extrema para o alcance dos mais elevados resultados.

Portanto, utilizar as diversas ferramentas de Marketing desde o tradicional e principalmente estratégias de Marketing Digital será a saúde do seu negócio.

Fazer veiculação de anúncios, panfletos, cartões de visita , utilizar as redes sociais diversas como Facebook, Instagram entre outras mídias irá engajar e atrair seus prospectos clientes.

Transformando-os  em potenciais clientes somente com a divulgação do seu negócio por meio da aplicação das ferramentas de Marketing. 

Vale a pena aderir a esta prática. 

 

Qualidade aos seus serviços 

O verdadeiro diferencial de um Empreendedor de sucesso na Engenharia Civil é sem dúvida a qualidade excepcional do trabalho prestado.

Onde a conclusão de que preço cobrado é algo irrelevante quando o valor do serviço que o profissional oferece supera as expectativas do cliente . 

O conceito de entrega de valor nos serviços oferecidos e prestados fará com que os clientes te procurem e retirem literalmente a mão do bolso para te contratar.

Frente a esse conceito, não se limite a prestar seus serviços com qualidade extrema e garanta seu sucesso profissional. 

 

Tenha um Capital de Giro Inicial

Para iniciar um negócio no ramo do Empreendedorismo em qualquer área será necessário obter um capital de giro. 

E esse conceito não poderia ser diferente se você realmente deseja empreender na Engenharia Civil. 

Ter uma reserva financeira para iniciar um negócio é primordial para se assegurar de possíveis gastos e imprevistos que poderão surgir durante esse processo. 

Determinar um valor exato não será possível a primeiro momento, já que isso depende muito das áreas que você irá escolher para atuar no ramo entre outras vertentes.

Mas o ideal é que a reserva do capital de giro seja feita considerando todos os serviços que você irá fornecer além da soma de todos os insumos que você irá precisar para executar esses serviços pelo menos nos primeiros meses do seu negócio. 

Então, para separar a reserva ideal responda perguntas como: Onde irá oferecer esses serviços para seus clientes? Você irá ter um escritório ou home office? Fará visitas técnicas locais? Se encarregará de fornecer a mão de obra em alguns casos ? Entre outras situações. 

 

Defina os Níveis de Comando do Seu Negócio 

 

Toda a empresa possui pelo menos três níveis de comando : o operacional, o executivo e o estratégico. 

É muito comum que no início de um negócio dentro da Engenharia Civil, o Empreendedor realize a maior parte das atividades necessárias para alavancar resultados satisfatórios. 

Portanto, esteja preparado para colocar a mão na massa e dar conta de administrar cada nível de comando do seu negócio pelo menos durante seu início até a sua consolidação no mercado.

E posteriormente fazer contratações para delegar cada função específica de cada área específica ao profissional que lhe cabe. 

 

>> CONHEÇA O CURSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS<<

 

 10 Ideias para Você Empreender na Engenharia Civil

Após você ter conhecido quais são os principais parâmetros a definir antes de iniciar no ramo do empreendedorismo construtivo. 

Chegou a hora de fazer a escolha das áreas de atuação para a prestação de serviços na Engenharia Civil.

Deste modo, abaixo você irá encontrar as 10 melhores ideias para empreender na Engenharia Civil  e iniciar na carreira começando do zero e com pouco investimento. 

 

1. Projetos Arquitetônicos

O mercado de criação de Projetos dentro da Engenharia  civil e áreas afins é altamente promissor.

Pois diversas obras e construções estão sendo planejadas e executadas a toda hora e em todo o momento todos os dias no Brasil e no mundo.

E para que isso realmente aconteça e continue acontecendo são necessários a criação de todos os projetos desses empreendimentos antes de sua execução. 

Sendo uma área vasta, a demanda é alta, pois para um único projeto na maioria das vezes se faz necessário a criação de diversos outros para serem trabalhados e executados em conjunto.

Dessa forma se você tem a aptidão para utilizar os principais softwares de projetos disponíveis no mercado como Revit e AutoCad.

Poderá iniciar seu negócio empreendedor sendo um Engenheiro Projetista e quem sabe trabalhar no modelo home office oferecendo seus trabalhos para pessoas físicas, pessoas jurídicas, empresas entre outros se beneficiando desta excelente área.  

 

2. Projetos Complementares

Com todos os benefícios de se tornar um Engenheiro Projetista, você também poderá se especializar na criação de projetos complementares e ofertá-los a seus clientes e prospectos. 

Elaborar projeto estrutural, projeto de formas, projeto elétrico,projeto hidráulico, projeto de combate a incêndio, são só alguns exemplos de projetos complementares que você poderá anexar em sua cartela de serviços aumentando as perspectivas de faturamento mensal do seu negócio.

 

3. Regularização de Imóveis

Trabalhar na área de Regularização de imóveis, também é uma área promissora para Engenheiros Civis que desejam empreender do zero. 

O profissional que regulariza imóveis é o responsável em dar assessoria em todas as documentações necessárias  para o processo de regularização do “bem” do cliente sendo ele imóvel, lote e afins, nos órgãos responsáveis como meio Jurídico, Cartório e Prefeitura.

Tendo interesse em empreender nesta área , você será o responsável por realizar serviços como : Desmembramento e Remembramento de lotes, Usucapião, Habite-se, Inventário, Regularização em Prefeitura, Matrícula e Escritura de Imóveis.

Esta área é excelente para empreender, com altas possibilidades de ganho.

 

4. Elaboração de Orçamentos de Obras

A quarta área bastante requisitada no ramo da construção civil é no setor de orçamentos. 

Dessa forma, você poderá se tornar um Engenheiro orçamentista , empreender nessa área e ser bem remunerado por isso. 

O Orçamentista é o profissional que faz o levantamento de dados de acordo com o projeto e especificações técnicas.

Elaborando a composição de custos diretos e indiretos chegando à composição final de preço necessário para a execução e elaboração de produtos ou serviços. 

Porém, para empreender nessa área , você deverá estar capacitado para tal, se tiver interesse leia este artigo de como fazer orçamentos de obras passo a passo, para abranger mais sua mente antes da decisão de se tornar um Orçamentista Civil. 

 

5. Construções

Em meio a alta demanda de compra e venda de imóveis diversos, o setor de construções aumenta ano a ano significativamente. 

Com esse crescimento é nítido a necessidade da atuação de bons Engenheiros Civis que trabalhem executando construções de baixo, médio e alto padrão.

O Construtor é o profissional responsável pelo desenvolvimento e execução de uma construção atuando e integrando técnicas construtivas e administrativas.

Por meio de sua supervisão, visando a perfeita e excepcional entrega dos trabalhos contratados.

Tendo em vista a definição da área para se trabalhar com construções, você Engenheiro Empreendedor, poderá se aperfeiçoar no ramo e seguir esta carreira.

E assim, ofertar os serviços de construções para seus prospectos, e faturar alto sendo dono do seu próprio negócio. 

 

6. Reformas

Seguindo as similaridades das práticas de trabalho da área de construções, se especializar realizando reformas diversas também é uma alternativa muito rentável para empreender no setor civil. 

Se você observar, há uma demanda muito alta a ser atendida que necessita de reformas em suas edificações. 

Sejam obras residenciais, comerciais, empresariais, entre outras formas e tipos, a questão é que se tornar um empreendedor especialista na prática de reformas diversas é ter a garantia de que nunca irá faltar trabalho para executar .

 

7. Treinamentos

Uma outra forma de empreender sendo um Engenheiro Civil é a especialização em fornecer treinamentos específicos para os profissionais da área. 

Cada dia esta prática está se tornando mais comum, sendo extremamente possível que você consiga unir o útil ao agradável e empreenda com força nesse ramo. 

Dessa forma você poderá escolher algum conhecimento que você adquiriu durante a graduação e transformá-lo em treinamento. 

Assim, você poderá ofertar para Arquitetos, Engenheiros, Técnicos, Tecnólogos, Construtores e outros profissionais da construção civil. 

E assim crescer o seu negócio empreendedor e obter um excelente faturamento.

 

8. Recuperação de Estruturas

Em várias localidades do Brasil existem diversas edificações e construções que necessitam de reparos e recuperações mediante a patologias sofridas pelo tempo e erros em sua execução. 

Que tal se especializar nesse ramo e oferecer serviços de Recuperação de Estruturas?

Diferente que muitos profissionais Engenheiros Civis pensam esta área é altamente rentável pois os valores para cada recuperação estrutural é variável de acordo com suas características, o que torna essa profissão altamente promissora e lucrativa.

Pense nessa possibilidade, e torne-se um Engenheiro Civil especialista em patologia das construções.

 

9. Vistoria de Imóveis

A nona ideia para iniciar no empreendedorismo e ter um negócio próprio no ramo da Engenharia Civil é trabalhar com vistorias de imóveis. 

A vistoria de imóveis é uma avaliação de imóveis residenciais ou comerciais para venda, locação ou recebimento de um imóvel novo.

Feita com o objetivo de identificar qualquer possível problema na infraestrutura na edificação. 

Essa ação deve ocorrer no recebimento e na devolução das chaves do imóvel sendo mais frequente em condições de locação.

Ao contrário do que parece, essa área é excelente para se atuar no empreendedorismo na Engenharia Civil e muito rentável.

Pois a demanda é alta podendo oferecer esse serviço à imobiliárias, construtoras, edifícios diversos além de imóveis comerciais. 

E ainda fornecer  pacotes desse tipo de trabalho incluindo visitas periódicas se assim seu cliente desejar. 

 

10. Laudos e Perícias

E como décima ideia de empreendedorismo na Engenharia Civil está a opção de se trabalhar com a elaboração de laudos e perícias técnicas. 

Que nada mais é que a transcrição do relato técnico de um especialista da área,  que avalia determinado problema ou situação dentro de seus conhecimentos e traduz essas impressões captadas por meio de elaboração de laudo.

A principal finalidade do serviço de elaboração de laudos técnicos e perícias é resolver problemas, sejam eles desde patologias em construções , edifícios e afins.

A reformas diversas ou até mesmo para finalidade jurídicas em determinadas situações.

 Esta área assim como todas as outras citadas é promissora e altamente rentável se desenvolvida com seriedade, se capacitando e se aperfeiçoando com o tempo.

Porém, nada o impede de iniciar oferecendo esse tipo de serviço a seus clientes e embarcar nessa modalidade do mercado construtivo que é a de elaboração de laudos e perícias.  

 

Considerações Finais:

 

Bem, se você chegou até aqui, você pode ver que há uma variedade de áreas para começar a empreender do zero na Engenharia Civil e com pouco investimento. 

Mas mesmo entendendo que um dia eu estive com as mesmas indecisões e dúvidas de como avançar na perspectiva de atuar na profissão e ser a dona do meu próprio negócio, vi que tinha que me capacitar mais no assunto pois conhecimento nunca é demais. 

E aí gostou deste artigo? Deixe seu comentário e siga-nos em nossas redes sociais para receber mais conteúdos como esse !

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

error: Este Conteúdo Está Protegido!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.

Ei...! Não Vá Embora! Faça Antes o Download dos Nossos Ebooks Gratuitos!

Ebooks que Irão te Ajudar a Alavancar sua Carreira no Empreendedorismo na Construção Civil

ARQUITETOS

ENGENHEIROS

CONSTRUTORES

EMPREENDEDORES

ÓTIMO😀! Vou Enviar Para SEU WHATSAPP

É SÓ CHAMAR QUE ENVIAREMOS O E-BOOK PARA VOCÊ DE GRAÇA!

Claro, seus dados estão 100% seguros!

ÓTIMO😀! Vou Enviar Para SEU WHATSAPP

É SÓ CHAMAR QUE ENVIAREMOS O E-BOOK PARA VOCÊ DE GRAÇA!

Claro, seus dados estão 100% seguros!