Melhores Cursos e Treinamentos para Você Construtor!

Quero Saber Mais!

Como Fazer Orçamento de Obras: O Passo a Passo Infalível

Tempo de leitura: 14 min

Escrito por Lidiane Mendes

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Como fazer orçamento de obras? Essa é uma das principais dúvidas dos profissionais que atuam no setor da Construção civil, e que desejam aprender como elaborar orçamentos da maneira correta a partir do zero. Dessa forma, se você tem interesse em aprender o passo a passo infalível, leia  este post até o final e descubra como fazer orçamentos profissionais de maneira assertiva.

como-fazer-orcamento-de-obras-o-passo-a-passo-infalivel

Mesmo com todas as possibilidades de atuação que o mercado da Construção civil oferece para quem deseja atuar no setor.

É nítido ver que muitos desses profissionais não possuem experiência suficiente em algumas áreas que envolvem esse vasto mercado, como por exemplo, a elaboração de orçamento de obras.

Para um profissional que trabalha no ramo construtivo é mais que imprescindível  ter domínio e experiência na criação de orçamentos.

Pois orçamentos mal elaborados podem deixar de dar lucros significativos ao profissional ou empresa, encerramento do contrato (profissional x cliente) e maiores chances de levar o negócio à extrema falência.  

Mesmo sabendo que a falta de capacitação nesta área partem de diversos fatores, desde a falta de uma abordagem mais aprofundada e embasada dentro das universidades à prática do exercício da profissão com informalidade. 

O fato é que a maior parte dos profissionais da construção civil não sabem quais são as características, estrutura e etapas que devem desenvolver para fazer um orçamento exatamente como o mercado exige.

Por esse motivo, neste artigo você irá saber o que não pode faltar em um orçamento de obras profissional  e o  passo a passo infalível que deverá ser seguido para sua criação de maneira correta e assertiva, aumentando seu conhecimento na área e as possibilidades de se tornar um excelente orçamentista se assim desejar.

 

O Que é Orçamento de Obras e Quais São Suas Características?

Antes mesmo de iniciar a construção de uma obra civil, faz- se  necessário saber ao certo a estimativa financeira do valor necessário para sua edificação.

Sobre tudo, um orçamento de obras é um documento que demonstra detalhadamente esta estimativa para a sua construção em um determinado momento. 

Um orçamento de obras profissional é aquele elaborado por bases, conceitos, fundamentos sólidos, teórico e conceitual na área de engenharia.

O que certifica o sucesso do orçamento, já que sua finalidade principal é que a estimativa financeira calculada para que a construção seja feita, atinja o valor mais aproximado possível da realidade do que foi orçado após a execução da obra.

É muito importante também, que o orçamento de obras tenha um custo que seja adequado não só para o bolso do cliente, mas que garanta a margem de lucro para a construtora ou empresa, garantindo o crescimento financeiro da mesma.

Mesmo sabendo que sua elaboração é constituída por estimativas, um orçamento de obras profissional possui características que devem ser levadas em consideração no momento de sua formulação como: 

Exclusividade 

Não há um projeto ou obra igual à outra, mediante a isso para cada construção em particular se faz necessário a criação de um orçamento exclusivo.

Poder de Representação

Para que um orçamento possua esta característica, é imprescindível que sua elaboração seja realizada por um profissional experiente.

Para que dessa forma, possa agregar em sua estrutura seu poder de representação como pré-requisitos, premissas, riscos e responsabilidades do projeto.

O que é considerado uma característica fundamental e mais importante da fase da criação de orçamentos. 

Valoração Estimada 

O orçamento de obras deve acompanhar variáveis ao longo de sua execução.

Ou seja, por seu levantamento ser elaborado por estimativa que simula a execução da obra, o mesmo deverá ser controlado por mecanismos de controle de custos. 

O que permite que as informações possam ser aprimoradas com o tempo garantindo maior assertividade em seu desenvolvimento e resultado final. 

Validade Temporal 

A característica de validade temporal traz o conceito que o orçamento de obras é o documento que contém os custos necessários para sua execução em um determinado período de tempo

Desse modo, conforme o tempo passa, se faz necessário a alteração dos valores e quantitativos, acompanhando as alterações de impostos, flutuações de preços, alíquotas entre outros.

Tendo o conhecimento inicial do que realmente  vem a ser um orçamento de obras e quais são as principais características indispensáveis que este importante documento deve apresentar. 

Nos próximos parágrafos explicaremos quais são os principais conceitos envolvidos em seu  processo de criação.

Abordando quais são seus tipos e seus benefícios, diferença entre orçamento e orçamentação, entre outros.

E o passo a passo a ser seguido de maneira correta até sua finalização e entrega deste importante documento financeiro da obra para o cliente .

 

Orçamento e Orçamentação: Qual é a Diferença?

Para que possamos dar prosseguimento ao assunto de como fazer um orçamento de obras passo a passo.

É necessário a explicação de dois termos importantes presentes no processo de sua criação.

Pois assim como em qualquer outra área, muitas dúvidas surgem em volta do profissional  que deseja se especializar nesta técnica. 

E a dúvida recorrente mais comum é: Qual é a diferença entre orçamento e orçamentação?

E a diferença é muito simples, pois o orçamento é o resultado do processo de orçamentação.

Ou seja, é da orçamentação que nasce o orçamento mais precisamente, podendo ser uma estimativa de custos, um orçamento preliminar ou o orçamento analítico. 

 

Quais São os Tipos de Orçamentos de Obras e Seus Benefícios?

Profissionalmente existem três tipos de orçamentos de obras sendo: estimativa de custos, orçamento preliminar e orçamento analítico. 

Vejamos a explicação de cada um deles:

Orçamento por Estimativa de Custos

Como o próprio nome já diz, é o levantamento dos custos aproximados necessários para a realização de uma obra ou projeto.

Levando como base e em consideração, obras e projetos semelhantes já realizados na mesma região. 

Para a elaboração do orçamento por estimativa de custos, é muito comum a utilização de tabelas desenvolvidas ou fornecidas para obras públicas ou privadas como o CUB (Custo Unitário Básico) por exemplo. 

O CUB, é uma ferramenta utilizada nesta modalidade orçamentária, pois contém o valor médio gasto por metro quadrado construído por construtoras de cada estado brasileiro.

Esta ferramenta tem seu valor apurado pelos Sinduscons estaduais, e contém as características das construções como tipos de construção, quantidade de pavimentos, quantidade de quartos, padrão de acabamentos, entre outros.

Da mesma forma, outra ferramenta utilizada na estimativa de custos muito conhecida é a TCPO (Tabela de Composição de Preços para Orçamentos), que é um banco de dados para orçamentos e comparativos de custos. 

Essas ferramentas apesar de apresentar parâmetros e dados muito úteis para o estudo e criação de orçamentos por estimativa de custos, é importante enfatizar que sua utilização é indicada apenas para consultas e comparativos.

Até porque, na composição desses bancos de dados não são contabilizados os lucros, impostos e outros gastos com etapas necessárias em uma construção, bem como, projeto, fundações, terreno entre outros

Deste modo, o orçamento por estimativa de custos, é uma modalidade de orçamentária que tem a função apenas de levantar gastos os estimados necessários para a construção do projeto, por isso possui um baixo nível de precisão. 

>>CLIQUE AQUI E APRENDA A ELABORAR ORÇAMENTO DE OBRAS<<

Orçamento Preliminar

Esse orçamento é feito após a elaboração do anteprojeto e antes da elaboração dos projetos básicos da obra.

Dessa forma, o orçamento preliminar é uma modalidade orçamentária que já apresenta a quantidade e custos de alguns trabalhos menores da obra, trazendo uma noção aproximada dos materiais que serão utilizados. 

Com essas caracteŕisticas, o orçamento preliminar possui um nível de detalhamento mais elevado que a estimativa de custos. 

 

Orçamento Analítico

Essa modalidade orçamentária é a forma mais detalhada e profissional para se apresentar os custos de uma construção. 

É o orçamento final , aquele que é entregue ao cliente e posteriormente negociado para o fechamento do contrato e execução da obra.

Para que sua elaboração seja eficaz e assertiva, é necessário que o escopo do projeto esteja bem alinhado e com todas as informações claras e precisas. 

Sua elaboração é formada pelos custos unitários, que são a composição de todos os insumos necessários para a execução da obra, com a discriminação detalhada de todas as quantidades de materiais, equipamentos e mão de obra

Para a composição dos custos unitários , são levados em conta duas etapas necessárias para sua composição, que são os custos diretos e os custos indiretos da etapa de uma obra. 

Vejamos a explicação de cada um deles:

Custos unitários – É a composição que indica a quantidade de insumos e mão de obra necessários para a execução de cada serviço.

Com a composição de custos unitários é possível saber por exemplo quantos blocos, quantas argamassa, quantas e quais ferramentas são necessárias para levantar cada m² de alvenaria, a quantidade de horas/homem necessárias para executar cada serviço, entre outros. 

Custos Diretos-  São todos os custos que estão diretamente relacionados ao serviço a ser executado.

Ou seja, somente os custos de mão de obra diretamente envolvidos na etapa de execução da construção como gastos de materiais, equipamentos, mão de obra e os encargos trabalhistas desses profissionais.

Custos Indiretos- Os custos indiretos são aqueles gastos com a administração da empresa como um todo.

Resumidamente é a soma de todos os custos restantes necessários para a execução da obra.

Como contas de luz, telefone, internet, impressões, salário dos arquitetos, engenheiros, administração geral da empresa, combustível, taxas de seguros e riscos e daí por diante.  

 

Como Fazer Orçamento de Obras? O Passo a Passo Infalível

Após conhecer quais são os processos que envolvem a orçamentação e suas classificações, é hora de saber como fazer orçamento de obras de maneira profissional e assertiva.

O passo a passo infalível necessário a ser seguido para a elaboração desse documento financeiro a partir do zero, até a conclusão da planilha final contendo o valor total para a execução da obra. 

Com a explicação dos procedimentos de suas etapas fundamentais como: 

  • Composições de custos
  • Levantamento dos custos indiretos
  • Cotações de serviços e materiais
  • Inclusão dos impostos envolvidos  
  • Cálculo do percentual de lucro
  • Cálculo do BDI
  • Curva ABC
  • Cálculo do Preço de Venda
  • Finalização da planilha orçamentária

Composições de Custos

É a primeira e mais importante etapa da elaboração do orçamento de obras.

Pois o orçamentista é o responsável que deverá analisar o projeto e determinar quais são os serviços a serem executados, e quais as composições de custos envolvidas.

A montagem da composição de custos é feita com a discriminação de todos os materiais, equipamentos e mão de obra necessários para cada serviço. 

Para esta etapa , o Orçamentista poderá utilizar como consulta, às bases de dados de composições de custos disponíveis no mercado como TCPO e CUB ( já mencionadas anteriormente). 

Além disso, o profissional orçamentista poderá utilizar sistemas informatizados , que aceleram e otimizam o processo de composição de custos da obra, como por exemplo o BIM (Building Information Model).

 

Levantamento dos Custos Indiretos

Como já explicado anteriormente, os custos indiretos são todos os gastos que envolvem a administração da obra fora do canteiro.

E  seu levantamento deve ser levado à risca para a composição do orçamento de obras.

Por isso, é importante que o profissional orçamentista se atente em considerar todos os custos que esta etapa envolve.

Podendo partir desde o cafezinho diário da administração geral ao gasto de combustível da frota da empresa durante todo o período da execução da obra . 

Cotações de Serviços e Materiais

Uma etapa fundamental no processo da elaboração de orçamento de obras, é a cotação de serviços e materiais.

Este procedimento visa que o Orçamentista entre em contato com os fornecedores para fazer o levantamento dos preços. 

Para a elaboração dessa etapa, as boas práticas recomendam analisar os preços de pelo menos três fornecedores para cada material ou serviço.  

Inclusão dos Impostos Envolvidos 

Etapa onde não é incomum haver equívocos, a inclusão de todos os impostos envolvidos para executar uma obra é uma etapa estratégica que garante o sucesso de um orçamento. 

Incluir ISS, ISSQN, PIS, COFINS e IRPJ, são só alguns dos impostos presente em orçamentos de obras de construção civil que geram carga tributária às empresas responsáveis pela sua execução. 

Além disso, é importante ressaltar que distorções, omissões ou a falta da inclusão dos impostos de uma obra, podem ocasionar punições e multas às empresas envolvidas na execução da mesma. 

Cálculo do Percentual de Lucro

Calcular o percentual de lucro obtido com o serviço prestado e os custos de execução do trabalho é primordial na elaboração de um orçamento de obras profissional. 

O lucro nada mais é que o valor resultante da subtração dos valores correspondentes a custos e despesas totais necessárias para realizar a obra. 

Este percentual é o que gera o caixa , o desenvolvimento financeiro do negócio ou da empresa.

A margem de lucro praticada dentro do setor construtivo varia muito, levando em conta desde as características e peculiaridades da obra em questão, até a competitividade de mercado. 

Mesmo com essas variantes, o orçamento deve ser elaborado com estudo minucioso e bom senso, visando a inclusão de um justo percentual de lucro final. 

Curva ABC

A curva ABC, é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, ou seja, os que mais pesam em um orçamento de obras.

Esse método concentra os insumos ou serviços a partir da ordem decrescente de custos. 

Além do mais, é por meio dela é possível priorizar a negociação com fornecedores de materiais ou serviços que custam mais, além disso, permite avaliar os impactos de aumento de preços. 

Cálculo do BDI

O BDI vem do inglês e significa Budget Difference Income, que no Brasil foi traduzido como Benefícios e Despesas Indiretas, é uma fórmula usada na construção civil para calcular as despesas indiretas de uma obra.

É neste momento que o lucro desejado para o trabalho é incorporado na planilha orçamentária em forma de percentual em relação aos custos diretos. 

Para calcular o BDI, é necessário indicar na planilha o custo unitário e o preço de venda.

Mas atenção: Não é indicado estabelecer um BDI fixo para todos os orçamentos, lembre-se que cada obra tem suas particularidades e umas das principais características que engloba a execução de orçamento de obras é a exclusividade. 

Cálculo do Preço de Venda

Este é o penúltimo passo do processo de elaboração do orçamento de uma obra.

O cálculo do preço de venda é realizado utilizando-se a seguinte fórmula:

Preço de venda = custo direto x (1 + BDI/100)

Dá-se aí a importância e relação do cálculo do BDI para posteriormente calcular o preço de venda da obra. 

Após esse cálculo, é a hora de fazer a finalização do mesmo com a análise da planilha. 

Finalização da Planilha Orçamentária  

No final de todo o processo de elaboração do orçamento de uma obra, a finalização da planilha é uma tarefa estratégica para o orçamentista.

Visto que, é um momento em que o profissional deve manter a absoluta atenção na revisão desse documento perante seu detalhamento.

Lembrando que o mesmo será enviado para o cliente que o solicitou, sendo determinante para o início das negociações e fechamento do contrato de execução da obra. 

Por isso, para chegar até esta etapa, o profissional orçamentista deverá ter um grande domínio nas práticas orçamentárias, para elaborá-los de maneira profissional e assertiva gerando lucro e crescimento para a empresa envolvida. 

Considerações Finais

Bem, se você chegou até aqui temos a certeza que pelo menos a noção de como fazer orçamento de obras perante o passo a passo descrito neste artigo foi atendida.

Porém, é fato que para um estudo mais detalhado sobre o tema é necessário a busca de um aprimoramento.

E pensando nisso, como sugestão  apresentamos o curso Orçamento de Obras do Zero, onde você irá aprender as principais técnicas de Orçamentação de Obras de forma simples, clara e objetiva. 

Neste curso profissional você vai aprender a levantar quantitativos e custos e orçar obras do absoluto ZERO, contendo todo o passo a passo que foi descrito até aqui.

Então se você deseja se tornar um orçamentista e dominar a elaboração de orçamento de obras, a hora é agora . 

Clique no banner abaixo e comece já sua capacitação no setor de orçamentos de obras.

 

curso-orcamento-de-obras

 

E aí gostou deste artigo? Deixe seu comentário e siga-nos em nossas redes sociais para receber mais conteúdos como esse !

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

error: Este Conteúdo Está Protegido!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.

Ei...! Não Vá Embora! Faça Antes o Download dos Nossos Ebooks Gratuitos!

Ebooks que Irão te Ajudar a Alavancar sua Carreira no Empreendedorismo na Construção Civil

ARQUITETOS

ENGENHEIROS

CONSTRUTORES

EMPREENDEDORES

ÓTIMO😀! Vou Enviar Para SEU WHATSAPP

É SÓ CHAMAR QUE ENVIAREMOS O E-BOOK PARA VOCÊ DE GRAÇA!

Claro, seus dados estão 100% seguros!

ÓTIMO😀! Vou Enviar Para SEU WHATSAPP

É SÓ CHAMAR QUE ENVIAREMOS O E-BOOK PARA VOCÊ DE GRAÇA!

Claro, seus dados estão 100% seguros!