Melhores Cursos e Treinamentos para Você Construtor!

Quero Saber Mais!

Como Ler Projeto Arquitetônico: O Passo a Passo para Aprender 

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Lidiane Mendes

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

É um profissional da Construção Civil e deseja compreender as interpretações dos desenhos de projetos para sua perfeita execução? Então leia este artigo e saiba como ler projeto arquitetônico, o passo a passo para aprender suas características de forma clara e precisa.

como-ler-projeto-arquitetonico-o-passo-a-passo-para-aprender

 

Você sabia que a maior parte dos profissionais do setor construtivo não sabem ler e interpretar projetos com assertividade?

Pois é, esse fator é considerado inadmissível visto que, é obrigação do profissional executor da obra saber extrair as informações dos projetos.

Para posteriormente realizar a execução da construção exatamente como é demonstrado nos desenhos dos projetos arquitetônicos. 

Frente a este problema está a falta de capacitação teórica sobre o tema.

Sendo que os profissionais habilitados como Arquitetos, Engenheiros, Tecnicos e Tecnologos saem da faculdade com muito pouco embasamento sobre como elaborar, ler e interpretar projetos corretamente. 

Já para aqueles que trabalham de maneira informal ou autônoma no setor construtivo, aprendem a ler projetos no próprio canteiro  de obras de forma rasa e superficial com a ajuda de profissionais com maior capacitação.

Que geralmente entendem um pouco sobre os componentes e características que compõem um projeto de arquitetura. 

Nos dois casos que citei acima, é necessário uma atenção redobrada, pois a falta de entendimento de como ler e interpretar projetos arquitetônicos tendem a ser os responsáveis pela maior porcentagem de erros nas execuções das construções.

O que traz dores de cabeça para os construtores e posteriormente para o cliente, fazendo com que o mesmo perca toda a confiança depositada ao profissional que contratou para a construção do seu patrimônio, e isso não é nada legal.

Com o intuito de expandir sua mente, aguçar sua curiosidade e interesse em se aprofundar mais sobre como aprender a ler um projeto arquitetônico passo a passo, escrevi este artigo. 

Onde escrevo e explico as características e os principais componentes existentes na maior parte dos desenhos de projetos arquitetônicos.

 Como conceitos sobre o que é uma planta arquitetônica, significado das simbologias, explicações do que vem a ser pranchas, cortes , elevações, escalas entre outros. 

Explicados de maneira simples, clara e objetiva, para que você consiga ler e compreender cada componente dos projetos arquitetônicos . 

Projeto Arquitetônico Composição

Para a correta leitura e interpretação de um projeto arquitetônico é preciso primeiramente que você saiba quais são os seus principais componentes. 

Pois para que um projeto arquitetônico seja nomeado por este nome é preciso que ele agregue um conjunto de desenhos que contenham todas as informações que represente fielmente o que se deseja construir. 

Seguindo nessa linha de raciocínio , abaixo segue a descrição com a explicação do que vem a ser cada componente presente em sua estruturação. 

CURSO ONLINE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS CLIQUE AQUI!

Projeto 

Muitos clientes quando solicitam a um profissional uma planta arquitetônica, dizem com exatidão que desejam uma elaboração de um projeto. 

Mas você sabe o que de fato eles estão querendo dizer? 

Eles querem na verdade um projeto de arquitetura, onde há a inteira representação das características do que se deseja construir. 

Porém, um projeto de arquitetura possui diversas ramificações.

Há o projeto básico de arquitetura, projeto legal, projeto elétrico, projeto hidráulico, projeto estrutural entre outros. 

Um projeto completo onde possui todos os desenhos e representações da construção com suas ramificações como já citei acima chama-se projeto executivo. 

É o projeto final impresso em folha com dimensões apropriadas de acordo com o tamanho dos desenhos.

Podendo ser nos tamanhos : A0, A1,A2,A3 ou A4, contendo a representação exata do que se deseja construir. 

Visto que cada ramificação de um projeto possui características específicas, e que o intuito deste artigo é ajudar você a aprender e entender como ler projetos arquitetônicos.

Irei apresentar as características e os conceitos contidos em um projeto básico legal de arquitetura. Vamos lá?  

Planta Arquitetônica

A Planta arquitetônica é o desenho técnico de uma construção.

Nela, são apresentados componentes como: carimbo, planta baixa, escala, cotas, cotas de nível, linhas de projeção, cortes, elevações, entre outros. 

Carimbo

O carimbo é a tabela de informações que se localiza ao lado direito inferior da folha do projeto. 

É o local  onde contém informações como : nome do proprietário (cliente), endereço da obra, dados do responsável técnico que irá executar a obra, dados do desenhista, dados de quem fez a revisão do projeto.

Bem como a descrição dos números de registro sendo o CAU ou CREA, numeração que contém a quantidade de pranchas, especificação de quais são os desenhos que estão representados na folha e escala do desenho. 

 Prancha

A prancha é o nome dado a quantidade de folhas que foram necessárias para a representação do desenho como um todo. 

Essa informação é apresentada no carimbo do projeto. 

Como exemplo simples, digamos que foram necessárias a utilização de três folhas para representar o projeto arquitetônico e você está analisando a folha de número um, então a representação da prancha contida nesta folha será o 1/3.

Escala

No projeto arquitetônico, a escala é uma forma de representação que mantém as proporções das medidas lineares do objeto representado. 

Nos desenhos em escala, as medidas lineares do objeto real ou são mantidas, ou então são aumentadas ou reduzidas proporcionalmente.

As escalas mais utilizadas para desenhos do projeto arquitetônico são as 1:100, 1:50, 1:25 e 1:200 para no caso de representação de plantas de locação e situação. 

Uma ferramenta muito utilizada para a criação e verificação das escalas dos projetos é o escalímetro. 

Norte do Desenho

O norte representado no projeto arquitetônico é uma indicação obrigatória que permite analisar além do movimento aparente do sol, outras características meteorológicas da região.

Essa determinação é crucial para a execução do projeto, pois com a determinação do Norte, é possível determinar a localização geográfica do desenho arquitetônico.

Podendo o projetista elaborar o projetos arquitetônicos com informações de onde nasce e se põe o sol, ação dos ventos para a ventilação e etc. 

Já para o executor da edificação é de sua obrigação fazer a locação e construção da obra na posição correta de indicação do norte. 

Planta Baixa

Mostrada da parte de cima, a planta baixa é uma projeção. 

Ela é a vista superior do plano secante horizontal localizado a aproximadamente 1,50 metros do piso em referência.

Porém, a altura desse plano pode ser variável devendo representar todos os elementos considerados necessários. 

Planta de Situação

A Planta de situação é um documento que traz a localização do terreno dentro de uma área, mostrando as dimensões e arredores de onde o projeto será executado.

Geralmente é representada dentro do projeto arquitetônico na escala 1:100 ou 1:200.

Simbologia

Os símbolos são utilizados para representar os componentes de um projeto de construção.

É de suma importância que o profissional executor entenda o significado de cada simbologia para a não confusão no momento de executar a edificação de cada uma das etapas. 

Saber a simbologia de portas, janelas, peitoris, cotas de nível e outros é extremamente relevante no dia a dia de quem é o responsável pela leitura do projeto arquitetônico. 

Cotas

As cotas são número que exprime em metro ou em outra unidade de medida a distância entre dois pontos no desenho arquitetônico.

Cotas de Nível

São marcadores que indicam os níveis de elevação dos pontos referentes à altura do piso, ou ainda a altura no sentido vertical de um elemento.

As cotas de nível são representadas muitas das vezes por um símbolo de um círculo  dividido em quatro partes com duas delas pintadas ou um triângulo dividido em dois com uma parte dele pintada.

As indicações de cotas de nível mais usuais são as indicações de nível osso, nível da água e quando o nível está abaixo do solo o sinal de negativo vem antes da simbologia. 

Linhas de Projeção

As linhas de projeção são linhas tracejadas na planta baixa onde representam partes das construções que estão além do plano, como por exemplo linhas de projeção de telhado, linhas de projeção de pergolado etc. 

Corte

O corte é o plano secante vertical que divide a edificação em duas partes.

Ele deve ser disposto de forma que o desenho mostre o máximo possível de detalhes construtivos, principalmente escadas, rampas e pé-direito (altura pavimento até o teto). 

Como seu objetivo é demonstrar o detalhamento, em um desenho de projeto pode-se  conter vários cortes em diversas posições . 

Os mais usuais são o corte  AA, que é o corte na seção transversal do desenho e o corte BB que é o corte na seção longitudinal do mesmo. 

Elevações

São as representações gráficas de planos externos ou de elementos da edificação, muito usados nas fachadas. 

As elevações são nomeadas como vista frontal, vista lateral esquerda, vista lateral direita, vista dos fundos. 

A representação das elevações nos projetos arquitetônicos são ótimos componentes para que o cliente tenha uma ideia prévia de como ficará a fachada de sua residência ou empreendimento após sua construção. 

 

Quadros e Tabelas

É  de suma importância a correta leitura e interpretação das tabelas informativas contidas no projeto arquitetônico. 

As tabelas e quadros informativos são elementos gráficos dispostos em formato de  tabelas com informações importantes a serem levadas em consideração pelo executor na hora da construção da edificação. 

Essas tabelas são variadas de acordo com cada tipo de projeto arquitetônico, como exemplos existem as tabelas de detalhamento de escada, tabela de tipos de esquadrias, tabela de detalhamento de materiais entre outras. 

CURSO ONLINE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS CLIQUE AQUI!

Dicas para Aprender a Ler Projetos Arquitetônicos com Eficácia

Aprender passo a passo de forma mais aprofundada de como ler e interpretar projetos arquitetônicos é uma iniciativa que você deverá ter para alcançar o resultado com mais rapidez. 

Até porque, esse processo de aprendizagem não é nenhum bicho de sete cabeças, e já mencionei nesse artigo que a maioria dos projetos arquitetônicos residenciais possuem em grande parte a mesma simbologia.

O que garante que com o aprendizado eficaz e prática diária com certeza você se tornará um expert no assunto. 

Porém, para que isso aconteça, antes é necessário um estudo mais detalhado com seu interesse em aprender mais lendo livros sobre o assunto, procurando sites e fóruns especializados cursos profissionalizantes presenciais ou online. 

E já aproveitando o ensejo, deixo como sugestão o curso que me ajudou a entender e aprender a ler projetos arquitetônicos passo a passo na prática. 

É o curso de Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos do Construtor Josias Rodrigues. 

Neste treinamento, você vai encontrar aulas práticas e teóricas de como ler e interpretar desenhos e projetos arquitetônicos de Construção Civil.

Aulas online e objetivas, ideais para o desenvolvimento de competências e habilidades quanto à leitura de projetos, aumentando assim , suas oportunidades no mercado de trabalho.

 

Vale a pena conhecer! Clique no banner abaixo!

 

curso-leitura-e-interpretacao-de-projetos-arquitetocos

 

Bem com tanta informação de autovalor espero ter te ajudado em sua jornada de aperfeiçoamento profissional quanto como aprender a ler projeto arquitetônico. Até mais!

 

E aí, gostou do artigo? Então compartilhe e não deixe de nos seguir em nossas redes sociais!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

error: Este Conteúdo Está Protegido!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.

Ei...! Não Vá Embora! Faça Antes o Download dos Nossos Ebooks Gratuitos!

Ebooks que Irão te Ajudar a Alavancar sua Carreira no Empreendedorismo na Construção Civil

ARQUITETOS

ENGENHEIROS

CONSTRUTORES

EMPREENDEDORES

ÓTIMO😀! Vou Enviar Para SEU WHATSAPP

É SÓ CHAMAR QUE ENVIAREMOS O E-BOOK PARA VOCÊ DE GRAÇA!

Claro, seus dados estão 100% seguros!

ÓTIMO😀! Vou Enviar Para SEU WHATSAPP

É SÓ CHAMAR QUE ENVIAREMOS O E-BOOK PARA VOCÊ DE GRAÇA!

Claro, seus dados estão 100% seguros!