Melhores Cursos e Treinamentos para Você Construtor!

Quero Saber Mais!

Energia Solar Fotovoltaica: Tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Lidiane Mendes

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Energia solar Fotovoltaica, tudo o que você precisa saber escrito em um só artigo, antes mesmo de você aderir a esta fonte de energia totalmente limpa e renovável.

energia-solar-fotovoltaica-tudo-o-que-voce-precisa-saber

Energia solar fotovoltaica:Tudo o que você precisa saber

Já imaginou poder alimentar todo o consumo elétrico da sua casa com um sistema que pode reduzir significativamente o custo mensal da conta de energia em até 95%?

E além disso usufruir de diversas outras vantagens como vida útil longa, com necessidade mínima de manutenção e valorização do seu imovél?

Pois é, esses são apenas alguns dos benefícios que você terá se resolver instalar um sistema de Energia solar Fotovoltaica em sua residência. 

E com o intuito de sanar todas suas dúvidas sobre o tema, trago neste artigo as respostas para perguntas como:

O que é o sistema de energia solar fotovoltaico? Como funciona? Quais são as vantagens e desvantagens? 

Quais materiais são necessários para a perfeita instalação do sistema e a média preço de mão de obra para instalação?

Tudo o que você precisa saber sobre essa fonte de energia que está em constante crescimento no Brasil e no mundo.

 

O Que é a Energia Solar Fotovoltaica Residencial e Como Funciona?

 

A primeira e mais comum dúvida que muitas pessoas têm sobre essa fonte de energia é o que realmente vem a ser energia solar fotovoltaica residencial e como funciona? 

Bem, para que eu possa responder a esta pergunta, primeiramente é preciso que você saiba a diferença entre o que é energia solar e o que vem a ser energia solar fotovoltaica

A energia solar provém da radiação eletromagnética (luz calor) emanada pelo sol que pode ser utilizada por diferentes tecnologias.

Hoje em dia existem várias formas de aproveitar a energia solar , as mais conhecidas são a energia solar fotovoltaica, a energia solar térmica e a energia solar heliotérmica ou termo solar. 

Dessa forma, entende-se que a energia solar fotovoltaica é uma forma de aproveitar a energia solar que é emanada pelo sol. 

Para o uso residencial a fonte de captação de energia utilizada é a energia solar fotovoltaica.

Que transforma a luz do sol em energia elétrica através das células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores, sendo o Silício por exemplo o material mais utilizado para este fim.

Quando os fótons que são as partículas contidas na luz solar incidem sobre as células fotovoltaicas, eles energizam os elétrons do material semicondutor, que se movimentam formando a energia elétrica.

Os módulos fotovoltaicos que são fabricados com esses materiais semicondutores e utilizados para gerar a energia elétrica são conhecidos como  placas solares.

Sendo que para a instalação residencial, é necessário o cálculo da quantidade de placas solares necessárias para alimentar todo o sistema elétrico da casa.

 

Energia Solar Fotovoltaica Residencial : Vantagens e Desvantagens 

Por ser uma tendência com grande ascensão no mercado de energia atual no Brasil e no mundo, muitos têm se perguntado quais são as vantagens e desvantagens da utilização de energia solar fotovoltaica residencial?

E posso garantir que as vantagens superam as desvantagens, o que mostra claramente que pensar em aderir a esse sistema trará muitos benefícios. 

Vantagens da Energia Solar Fotovoltaica 

  • Não polui
  • É renovável, limpa e sustentável
  • É o sistema de autogeração mais barato
  • Necessidade mínima de manutenção 
  • É silenciosa
  • Economia de até 95% da conta de luz
  • Pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica
  • Vida útil de mais de 25 anos, pagando-se em até 7 anos
  • Ocupa pouco espaço e valoriza o imóvel

 

Desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica 

    • Alto custo de aquisição
    • Não gera energia à noite
    • Falta de Incentivos de sua utilização no Brasil*

 

*Isso se dá ao fato da falta de investimento do setor dos órgãos públicos, governamentais e superiores do país como um todo, para informar, enfatizar e inserir a população no conhecimento do assunto desta modalidade de captação de energia .

 

Kit necessário para a Instalação de Energia Solar Fotovoltaica Residencial

Outra dúvida recorrente daqueles que desejam aderir ao sistema , é quais seriam os equipamentos e materiais necessários para a instalação da energia solar fotovoltaica residencial? 

E como resposta a esta pergunta vale salientar que para sua perfeita instalação se faz necessário a aquisição de um kit para geração de energia solar fotovoltaica On Grid ou Off Grid. Vejamos a explicação logo a seguir:

O kit que compõe o sistema solar fotovoltaico para a utilização desta energia limpa e sustentável contém os seguintes componentes: painéis solares, inversor solar, string box, sistema de fixação das placas solares, conectores e cabeamentos.

kit-instalacao-energia-solar-fotovoltaica

Além de se dividir em dois tipos de sistema sendo: Sistema solar fotovoltaico On Grid, que é o sistema mais utilizado sendo inteiramente ligado e alimentado pela rede elétrica da casa.

Ou seja, se sua residência é alimentada pelo sistema On Grid, significa que se porventura faltar energia elétrica oriunda da concessionária, o sistema de alimentação por energia solar também irá parar de funcionar.

Já que para o funcionamento de todo o sistema sua alimentação necessita de energia elétrica.

 

>> ADQUIRA SEU KIT DE ENERGIA SOLAR CLICANDO AQUI<<

 

Difere-se do sistema Off Grid, que é alimentado por baterias específicas para o funcionamento deste sistema.

O que significa que o mesmo não dependerá da alimentação de energia elétrica para funcionar e conduzir a energia solar para toda a residência.

Portanto, se porventura, houver uma queda de energia no sistema elétrico fornecido pela concessionária local, o sistema de energia solar continuará funcionando.

Uma outra diferença entre esses dois sistemas é o seu preço de mercado, sendo que o sistema Off Grid é o que tem um maior custo para aquisição e instalação. 

Já o sistema On Grid é o que tem o custo mais acessível, sendo o mais utilizado pelos consumidores quando desejam aderir a este sistema de energia solar.

 

>> ADQUIRA SEU KIT DE ENERGIA SOLAR CLICANDO AQUI<<

 

Qual é o Preço para uma Instalação de Energia Solar Fotovoltaica Residencial?

De acordo com o site Portal Solar, o custo estimado de uma instalação de energia solar fotovoltaica em um imóvel com pequenas dimensões varia entre R$12 a R$15 mil reais, ou seja, materiais e mão de obra.  

Valor este que pode variar de acordo com diversos fatores que englobam as características e necessidades a serem atendidas ao imóvel. 

Com um custo elevado este ainda é o principal fator que impede a aquisição do sistema residencial no Brasil.

O que traz a conclusão de que quanto menos pessoas utilizando a tecnologia , a perspectiva de diminuição nos valores é praticamente baixa.

Por isso, alguns bancos e instituições financeiras oferecem financiamentos para quem deseja implementar o sistema de energia solar fotovoltaica em casa.

Esta medida auxilia aqueles que desejam usufruir dos benefícios de utilização da energia renovável.

E com a  grande economia financeira que terão com a redução ou isenção da conta de energia elétrica, poderão pagar ou até mesmo quitar esse financiamento nos próximos três a cinco anos sem maiores transtornos. 

 

Como Realizar a Instalação do Sistema de  Energia Solar Fotovoltaica em Minha Residência?

Frente a todas as vantagens que o sistema de energia solar fotovoltaica oferece,  é comum que você queira saber como realizar a instalação dessa fonte de energia em sua residência.

 

Neste caso, é recomendado a contratação de um profissional devidamente capacitado na área ou de uma empresa certificada e especializada no ramo. 

 

> ADQUIRA SEU KIT DE ENERGIA SOLAR CLICANDO AQUI<<

 

Após a contratação dos serviços de um profissional ou empresa , o mesmo ficará responsável por executar o projeto de instalação.

Fixando a estrutura desses sistemas garantindo seu pleno funcionamento dentro de todas as especificações apresentadas. 

Suas funções para o desenvolvimento do cargo se dividem em três partes sendo: 

 

Montagem da estrutura de sustentação que acomoda o conjunto de placas solares no telhado da residência ou do estabelecimento; instalação da parte elétrica do sistema, efetuando toda a colocação do cabeamento do sistema e programação do inversor, assim como o dimensionamento e identificação do sistema.

Após a finalização da instalação, é de sua responsabilidade solicitar todas as informações necessárias à empresa ou ao profissional que forneceu o serviço de mão de obra, como por exemplo, o tempo de garantia do serviço prestado.  

 

Curso de Instalação de Energia Solar Fotovoltaica

Talvez, você esteja lendo esse artigo apenas para saber mais sobre o sistema de energia solar fotovoltaica residencial, pois deseja implementá- lo em sua residência futuramente.

Ou como segunda hipótese, você está em  busca de informações sobre como se capacitar neste mercado que cresce a cada dia.

Dessa forma, é fato que as instalações de energia solar fotovoltaica no Brasil estão crescendo tão rapidamente, que já se aproxima de grandes potências no segmento como China, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Vietnã.

De acordo com o site Portal Solar, somente no Brasil no ano de 2021, foram mais de 600 mil sistemas instalados em unidades consumidoras do país, entre residências, empresas, indústrias e propriedades rurais. 

Isso prova que este setor continua em ascensão, com uma alta demanda a ser prontamente atendida nos próximos anos.

Por este motivo, se tornar um profissional qualificado no setor de instalação de energia solar fotovoltaica pode ser considerado uma alternativa de se obter sucesso profissional e garantir grande lucro financeiro.

Além disso, após a capacitação, este profissional poderá abrir sua própria empresa de instalação solar fotovoltaica, obtendo assim lucro de 15% a 20 % em cima de um único projeto de instalação solar residencial, o que é muito atrativo de se avaliar. 

Sem falar, que as possibilidades de altos ganhos, estão atrelados também ao grau de conhecimento e experiência técnica do profissional.

Pois quanto mais capacitação, maior a possibilidade de obtenção de sucesso na carreira, e expansão como um empreendedor do setor,alcançando ganhos exponenciais voltados a esta área.

Dessa forma deixo como sugestão para você conhecer o curso online: Instalador Solar .

É o curso 100% apropriado se você deseja se tornar um instalador Solar profissional  é só clicar no banner abaixo para conhecer.  

curso-instalador-de-energia-solar

 

Considerações Finais: 

Após a leitura desse artigo, tenho certeza que ficou muito mais claro o entendimento do que é a energia solar fotovoltaica, e quais os benefícios que este sistema pode fornecer se você optar por instalá-lo em sua residência.

Pois com o crescimento acelerado da busca por alternativas de reduzir os gastos gerados com a energia elétrica convencional no Brasil.

Em pouco tempo a maior parte do país estará utilizando e usufruindo de todos os benefícios que esta fonte de energia renovável oferece . 

Espero ter contribuído para que todas as suas dúvidas sobre energia solar fotovoltaica tenham sido sanadas.

 

E aí gostou deste artigo? Deixe seu comentário e siga-nos em nossas redes sociais para receber mais conteúdos como esse!

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

error: Este Conteúdo Está Protegido!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.

Ei...! Não Vá Embora! Faça Antes o Download dos Nossos Ebooks Gratuitos!

Ebooks que Irão te Ajudar a Alavancar sua Carreira no Empreendedorismo na Construção Civil

ARQUITETOS

ENGENHEIROS

CONSTRUTORES

EMPREENDEDORES

ÓTIMO😀! Vou Enviar Para SEU WHATSAPP

É SÓ CHAMAR QUE ENVIAREMOS O E-BOOK PARA VOCÊ DE GRAÇA!

Claro, seus dados estão 100% seguros!

ÓTIMO😀! Vou Enviar Para SEU WHATSAPP

É SÓ CHAMAR QUE ENVIAREMOS O E-BOOK PARA VOCÊ DE GRAÇA!

Claro, seus dados estão 100% seguros!